Turismo Gastronómico, uma forma imersiva de viajar
O turismo gastronómico é uma das melhores maneiras de descobrir a cultura e o estilo de vida de uma cidade, de um local, de um país. Perder-se pelos diferentes mercados locais ou participar em provas de vinho, petiscar em pequenos restaurantes familiares, tudo isto dá-nos uma visão privilegiada de como se vive localmente.
A comida é de fato uma das maiores atrações de uma viagem. Assim deixamos dicas de alguns dos melhores destinos gastronómicos do mundo.
Itália
É a cozinha mais internacional do mundo. Tem por base produtos mediterrânicos e muito conhecida pelos seus aromas, cores e sabores.
Grécia
A essência mediterrânica é também a base da gastronomia grega feita com ingredientes frescos, como tomates, batatas, queijo de cabra ou peixe, e sempre temperada com azeite. As saladas, os giroscópios, as sopas ou o famoso musaka (lasanha com beringela) são uma perdição.
Espanha
Todas as localidades de Espanha produzem, elaboram e consomem diferentes especialidades gastronómicas. O presunto da Extremadura, os frutos do mar galegos, o arroz valenciano, a ampla gama de vinhos de todo o país são algumas das ofertas gastronómicas a não perder.
México
Esta é uma das cozinhas mais ricas, mais elaboradas e populares do mundo. O picante está presente em quase toda a gastronomia. Guacamole, nachos, quesadillas, enchiladas de mole, fajitas, flautas, carnitas, tacos de frango, tamales são alguns dos seus pratos tradicionais imperdíveis.
França
Desde 2010, a gastronomia francesa faz parte do Património da Humanidade. Além do uso de produtos de alta qualidade, a culinária francesa é caracterizada pela sua constante inovação.
Peru
Em 2014 o Perú recebeu os World Travel Awards pela riqueza, originalidade e diversidade da sua gastronomia e pelo compromisso empreendedor que o promove. O ceviche (peixe crumarinado), pimenta e camarões caramelizados, são algumas das suas especialidades mais tradicionais e inovadoras.
Tailândia
A Tailândia adotou o melhor da gastronomia da Índia, da China e da Oceania. A sua cozinha é caracterizada pela mistura de sabores ácidos, salgados, picantes e doces e pela abundância de condimentos.
Japão
O sushi bem conhecido, feito com arroz e vários ingredientes frescos, como peixe ou frutos do mar, é apenas uma pequena parte da extensa cozinha do Japão. Sopas, carnes maceradas, outras especialidades à base de arroz e peixe e todo tipo de vegetais cozidos.
Portugal
A nossa gastronomia é rica e variada e os nossos excelentes vinhos são sempre um pretexto para encontros calorosos e memoráveis entre amigos e familiares. A gastronomia portuguesa é viagem inesquecível dos sentidos.
Explore a cultura local de um país, de um povo ou de uma região através das nossas sugestões de escapadinhas ou viagens gastronómicas cá dentro e pelo mundo. Viagens com destaques culturais, sabores e aromas únicos, alimentos locais autênticos e deliciosos, chefs credenciados e outros de elevado talento. São viagens únicas que se transformação em experiencias para a vida!