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Protocolo Higiene e Segurança

Para a Intertours é um compromisso manter a saúde e segurança de colaboradores e clientes. Serve este protocolo interno para informar as medidas de higiene e segurança definidas e adotadas internamente, nas instalações, nos procedimentos com clientes e na seleção de fornecedores e parceiros de negócio.

  • Procedimentos Individuais de Proteção

São cumpridas as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, de acordo com a Direção Geral de Saúde, incluindo os procedimentos:

  • Higienização das mãos, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.
  • Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
  • Conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.
    • Colaboradores

Todos os colaboradores receberam informação e formação sobre o presente protocolo interno e cumprem com as seguintes normas de conduta:

• Utilização obrigatória de equipamento de proteção individual (EPI), mascara ou viseira.

  • Auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar.

• Cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde para limpeza de superfícies.

    • Clientes

No atendimento presencial será solicitado aos clientes:

– Higienização das mãos à entrada das instalações com álcool/gel disponibilizado para o efeito.

– Utilizar obrigatoriamente equipamento de proteção individual (EPI), mascara ou viseira.

– Respeitar as regras de permanência nas instalações, cumprindo o distanciamento social de segurança, de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde.

  • Procedimentos de higiene e limpeza nas instalações
    • Lavagem e desinfeção das superfícies onde colaboradores e clientes circulam, garantindo o controlo e a prevenção de Infeções e resistências aos antimicrobianos.
    • Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo interruptores de luz, maçanetas, puxadores de armários, fotocopiadora, teclado de computador).
    • É dada preferência à limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó.
    • Após atendimento de cada cliente, será efetuada limpeza da secretária, assim como de canetas ou terminal de POS, caso tenham sido utilizados.
    • A renovação de ar dos espaços fechados é feita regularmente, através da abertura de janelas exteriores, pelo menos 3 vezes por dia e por períodos não inferiores a 15 minutos.
  • Procedimentos de organização dos serviços
    • A ocupação máxima das instalações, será efetuada de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde.
    • Afixação, em local visível informação sobre as regras de etiqueta respiratória.
    • Afixação em local visível e de acesso não condicionado, aos contactos locais de emergência, como bombeiros, forças de segurança e linha SNS 24.
    • A distribuição de informação no âmbito da atividade operacional da empresa será veiculada, preferencialmente, e sempre que possível em suporte digital/online.
    • Está destacado um colaborador responsável por acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção (acompanhar a pessoa com sintomas a o espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde).
    • Todos os serviços prestados pela Intertours seguem as recomendações da Direção Geral da Saúde, assim como as Boas Práticas – Covid Safe tourism recomendadas pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente no que se refere a medidas de transfers e transportes turísticos, alojamento, atividades de animação turística, atividades de Congressos e Incentivos, conduta em espaços públicos e eventos.
  • Procedimentos de Seleção de Fornecedores Parceiros de Negócios
  • Para garantir a mesma qualidade de higiene e segurança em toda a cadeia de serviços prestados pela Intertours, exige se o cumprimento de protocolos internos de higienização e segurança pelos fornecedores e parceiros envolvidos nos programas e serviços que a Intertours comercializa. Na seleção destes parceiros será dada a preferência às entidades que possuam o selo Clean & Safe emitido pelo Turismo de Portugal, como forma de certificação de boas práticas de higiene e segurança.

 

Funchal, 03 de Fevereiro de 2022

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