fbpx
logo

Latest Posts

Follow Us:

 (chamada para rede fixa nacional)

Top

Fim de semana na Madeira

por Andreia Rodrigues

Roteiro para um fim de semana na Ilha por um local, aproveite as excelentes sugestões.

 

Sexta-feira, fim do dia:

Cerveja artesanal no Fuga Cidade, a dois … juntam-se amigos … com um “dentinho” típico e uma boa conversa …. Descontrai-se !

Onde vamos jantar?

Uma pequena caminhada pela cidade rumo ao Kampo do Chef Júlio Pereira… mais do que um jantar fabuloso, um campo de sabores, uma experiência gastronómica sensorial, sem pressas. Produtos dos terrenos de cultivo da ilha, confecionadas com alma e arte, o melhor da região. Uma equipa jovem, simpática e muito profissional que acrescenta valor a toda a experiência.

Segue-se o descanso merecido depois de uma semana intensa de trabalho e de um descontrair reconfortante.

 

Sábado 

Pequeno-almoço caseiro com pão da ilha,  ovos da quinta, requeijão do santo da serra e café quentinho … fruta da época: tangerinas, goiabas e dióspiros da barraquinha do senhor João.

Segue-se a caminhada matinal com apontamentos culturais.

Desde o Barreirinha Bar Café, onde tomamos a “bica” com vista para o Atlântico, iniciamos a nossa caminhada para a zona velha da cidade com uma pequena paragem para uma simpática visita à recém restaurada Capelinha do Corpo Santo, erguida pelos pescadores, no século xv, em devoção ao seu padroeiro, S. Pedro Gonçalves Telmo.

Já nos jardins do campo Almirante Reis, passamos pela feira de artesanato e de velharias onde encontrei artefactos que fizeram recordar tempos idos na casa dos meus avós.

Seguiu-se uma caminhada, a bom ritmo, de cerca de 7 km pela avenida do mar, passando pelo cais da cidade, marina do Funchal e pelo porto repleto de navios de cruzeiro ancorados.

Já de regresso, passamos pelo mercado dos lavradores, onde não resisti e comprei um molho de flores frescas da estação.

Seguiu-se o almoço de família… neste fim de semana a escolha foi para o Porto da Cruz.

No restaurante do José Pequeno, comemos o melhor milho quente de sempre com atum e gaiado,  pão de casa, acompanhado por um copo de vinho de produção local.  Esta experiência gastronómica terminou com um convite à adega particular regada com muita boa disposição.

O mar, no Porto da Cruz, estava agitado e propício à prática de surf. Uma delícia para quem o pratica e para os amantes de fotografia!

 

Domingo

Bem cedinho, num dia ensolarado, seguimos para o Parque Natural do Funchal onde desfrutámos de uma longa caminhada com tons de outono e cerca de 13º graus… de regresso, e ainda no parque natural, paragem obrigatória no Barracão…. Um cantinho simpático onde nos deliciámos com um caldo verde e uma poncha à pescador. Alma Cheia….

 

 

Descemos até ao Funchal, mais quentinho (cerca de 23º), e aproveitámos para descansar à beira-mar.

Este foi o meu fim de semana.

Entre o mar e a serra, experiências gastronómicas sensoriais, comida com alma,  gourmet e tradicional, cidade e campo, a dois, entre amigos e em família …

Animação e descanso …. Tudo possível em 2 dias e meio.

Emergir sem pressas, na nossa cultura, no nosso lifestyle, é o nosso convite… é a nossa proposta.

 

You don't have permission to register