fbpx
logo

Latest Posts

Follow Us:

 (chamada para rede fixa nacional)

Top

Porto Santo + Sustentável

Reserva da Biosfera da Unesco

O Porto Santo integra a estrita lista da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

De origem vulcânica e repleta de uma biodiversidade única e peculiar, tanto no mar como em terra, desenvolve-se como território e destino turístico sustentáveis, onde os valores naturais e culturais se apresentam de forma harmoniosa.

O que diferencia a ilha do Porto Santo de outros territórios é quase indiscritível, Sente-se…

Com apenas 12km de comprimento e 6km de largura máxima, sendo o Pico do facho o ponto mais alto, com 517 metros de altura, o Porto Santo tem muito para oferecer em termos de biodiversidade e bem-estar.

Muitos elementos da fauna e da flora da ilha e dos seus ilhéus circundantes são únicos no mundo. Aqui habitam várias espécies de répteis e mamíferos marinhos, entre eles a foca mais rara do mundo, chamada foca-monge do Mediterrâneo (Monachus monachus), e a tartaruga marinha cabeçuda (Caretta caretta).

Um pequeno paraíso no meio do Atlântico, onde residem ecossistemas bem preservados e detentores de espécies de excecional interesse no âmbito da biodiversidade. A sua enorme riqueza geológica, um mar de qualidade balnear reconhecido com águas transparentes e mornas, 9 kms de praia de areia dourada com propriedades térmicas e terapêutica e uma identidade cultural própria construída nos 600 anos de povoamento que se reflete na história, nas tradições e valores culturais do seu povo, integram o Porto santo na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco. Um tesouro a preservar.

O que há para ver?

Vários são os roteiros 𝘲𝘶𝘦 𝘵𝘦 𝘭𝘦𝘷𝘢m 𝘢 𝘤𝘰𝘯𝘩𝘦𝘤𝘦𝘳 𝘢 𝘷𝘦𝘳𝘥𝘢𝘥𝘦𝘪𝘳𝘢 𝘦𝘴𝘴ê𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘥𝘰 𝘗𝘰𝘳𝘵𝘰 𝘚𝘢𝘯𝘵𝘰 .

Miradouros com vistas soberbas e baloiço panorâmico, caminhadas por trilhos fustigados pela maresia, ou por trilhos com vistas que abrangem grande parte da ilha, o Oceano Atlântico e as escarpas áridas , viagem ao passado e às velhas tradições e sabores, vários são os tesouros escondidos que esta ilha tem para lhe oferecer. Existem caminhadas interessantes : a Vereda do Pico Castelo e a Vereda do Pico Branco e Terra Chã

Roteiros mais desafiantes outros mais contemplativos muitas são as propostas.

O Miradouro da Portela, a praia no Porto dos Frades, a Ponta da Calheta, jogar golfe ou fazer observação de baleias e golfinhos, experienciar um por do sol a cavalo, fazer um mergulho.  Passear na baía do Zimbralinho enquanto descobre rochas vulcânicas submarinas nas águas translúcidas, mergulhar nas piscinas naturais do Porto das Salemas e nadar com peixes são outra das propostas. Visite a Quinta das Palmeiras, a Fonte da Areira ou ainda o Miradouro das Flores.

Artesanato local

Desde os chapéus de palha e carteiras feitos em palmitos (folhas de palmeiras), aos utensílios agrícolas em miniatura feitos de madeira, às peças de barro, conchas e búzios, a oferta é variada.

Gastronomia Típica

O bolo do caco é único. As uvas e os figos são deliciosos. O atum, o polvo e as lapas grelhadas são imprescindíveis.

Saboreie também a fragateira (espécie de caldeirada), o gaiado seco (feito de bacalhau), as broas de mel, os biscoitos torrados e as rosquilhas típicas.

Delicie-se com a poncha, os licores caseiros e o vinho produzido na própria ilha.

You don't have permission to register