fbpx
logo

Latest Posts

Follow Us:

 (chamada para rede fixa nacional)

Top

Porto Santo, areias curativas

O turismo de saúde e bem-estar no arquipélago da Madeira tem uma tradição secular. Relativamente ao Porto Santo, em 1922, o médico madeirense Nuno Silvestre Teixeira escreveu sobre as potencialidades dos recursos naturais da ilha do Porto Santo, relatando sobre os sucessos terapêuticos e medicinais das areias, das águas e da “cura uval” – cura através da ingestão de uvas – para doenças osteoarticulares, musculoesqueléticas, entre outras.

Hoje em dia, as areias finas e douradas do Porto Santo continuam a ser muito procuradas.

O que é que a areia do Porto Santo tem de especial?

Segundo João Baptista (investigador integrado da Unidade de Investigação GEOBIOTEC, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro)   as areias que encontramos na ilha do Porto Santo formaram-se há cerca de 35 mil anos numa altura em que a ilha tinha um clima tropical e apresentava quatro vezes o tamanho que tem hoje.

A areia do Porto Santo é carbonatada biogénica, rica em minerais como magnésio, cálcio, fósforo, enxofre, estrôncio que são absorvidos pela superfície da pele.

O calor da areia tem uma função anti-inflamatória e a absorção de elementos químicos bio essenciais libertados da areia dissolvida pela ação do suor corporal contribui para a preservação e benefício da estrutura óssea e também das cartilagens articulares.

A junção das propriedades físicas, químicas e de temperatura têm um efeito terapêutico no caso de doenças musculoesqueléticas.

Fazer praia no Porto Santo faz bem à saúde e não é só por causa da areia. A água do oceano Atlântico que banha a ilha tem um elevado teor de iodo e, por isso, permite várias utilizações terapêuticas.

 

You don't have permission to register