fbpx
logo

Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollic itudin, lorem quis bibendum auctornisi elit consequat ipsum, nec nibh id elit. Lorem ipsum dolor.

Latest Posts
Top

Porto Santo, areias curativas

O turismo de saúde e bem-estar no arquipélago da Madeira tem uma tradição secular. Relativamente ao Porto Santo, em 1922, o médico madeirense Nuno Silvestre Teixeira escreveu sobre as potencialidades dos recursos naturais da ilha do Porto Santo, relatando sobre os sucessos terapêuticos e medicinais das areias, das águas e da “cura uval” – cura através da ingestão de uvas – para doenças osteoarticulares, musculoesqueléticas, entre outras.

Hoje em dia, as areias finas e douradas do Porto Santo continuam a ser muito procuradas.

O que é que a areia do Porto Santo tem de especial?

Segundo João Baptista (investigador integrado da Unidade de Investigação GEOBIOTEC, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro)   as areias que encontramos na ilha do Porto Santo formaram-se há cerca de 35 mil anos numa altura em que a ilha tinha um clima tropical e apresentava quatro vezes o tamanho que tem hoje.

A areia do Porto Santo é carbonatada biogénica, rica em minerais como magnésio, cálcio, fósforo, enxofre, estrôncio que são absorvidos pela superfície da pele.

O calor da areia tem uma função anti-inflamatória e a absorção de elementos químicos bio essenciais libertados da areia dissolvida pela ação do suor corporal contribui para a preservação e benefício da estrutura óssea e também das cartilagens articulares.

A junção das propriedades físicas, químicas e de temperatura têm um efeito terapêutico no caso de doenças musculoesqueléticas.

Fazer praia no Porto Santo faz bem à saúde e não é só por causa da areia. A água do oceano Atlântico que banha a ilha tem um elevado teor de iodo e, por isso, permite várias utilizações terapêuticas.

 

You don't have permission to register