Floresta Laurissilva… encante-se!
por Andreia Rodrigues
A floresta Laurissilva da ilha da Madeira, constitui na atualidade o remanescente de um coberto florestal primitivo que resistiu a cinco séculos de humanização.
O que é a Floresta Laurissilva?
Trata-se de uma floresta com características subtropicais, húmida, cuja origem remonta ao Terciário onde chegou a ocupar vastas extensões do Sul da Europa e da bacia do Mediterrâneo. As últimas glaciações levaram ao seu desaparecimento no continente europeu, sobrevivendo apenas nos arquipélagos atlânticos dos Açores, da Madeira e das Canárias.
A Laurissilva madeirense ocupa uma superfície de 15000 hectares, nas encostas viradas a Norte, representando nos nossos dias a mais extensa e a melhor conservada Laurissilva das ilhas atlânticas.
A designação de Laurissilva da Madeira corresponde a 3 tipos de comunidades vegetais distintas: a Laurissilva do Barbusano, a Laurissilva do Til e a Laurissilva do Vinhático. Dada a sua riqueza em diversidade biológica, em dezembro de 1999 a floresta Laurissilva da Madeira ascendeu à qualidade de Património Mundial Natural da UNESCO.
Sinta-a, percorrendo uma das muitas levadas que atravessam a ilha.
Para caminhantes mais avançados, recomendamos a Vereda Pico do Arieiro /Pico Ruivo. Os iniciantes podem começar com a Vereda dos Balcões/ Ribeiro Frio. Esteja preparado para incríveis quedas de água, florestas exuberantes e vistas soberbas.
Descubra os melhores passeios na natureza connosco!