fbpx
logo

Latest Posts

Follow Us:

 (chamada para rede fixa nacional)

Top
Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar em 2024

Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira | Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar em 2024

 

A Ilha da Madeira, conhecida pela sua beleza natural deslumbrante e paisagens únicas, guarda uma série de locais secretos que são verdadeiros tesouros escondidos à espera de serem encontrados.

Estes lugares oferecem uma oportunidade única de explorar a ilha de uma perspetiva menos conhecida, ideal para quem procura experiências autênticas e memoráveis.

Conheça, através deste artigo, 10 lugares secretos que prometem surpreendê-lo!

 

Praia da Maiata

Localizada no Porto da Cruz, a Praia da Maiata é um refúgio tranquilo longe das grandes multidões, sendo também um paraíso para os entusiastas de desportos aquáticos como Surf e Windsurf.

Com um cenário natural fascinante, esta praia apresenta uma beleza que é difícil de esquecer.

 

Localização: Porto da Cruz, Machico.

Dicas e informações importantes: Tenha em consideração, que apesar de ser de acesso livre, esta praia não possui vigilância ativa nem infraestruturas de apoio.

 

Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira _ Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar _ Praia da Maiata ©Francisco Correia

Lugares Secretos • Praia da Maiata
Foto©: Francisco Correia

 

Rota das Bananeiras na Madalena do Mar

Localizado na costa sul da ilha, esta rota percorre cerca de 2 km de plantações de bananeiras, permitindo admirar diversas espécies e ficar a conhecer a realidade cultural agrícola de um dos principais frutos cultivados na Madeira. Aproveite para desfrutar de um cenário único entre a montanha e o mar.

 

Localização: Vereda da Ladeira – Madalena do Mar, Ponta de Sol.

Dicas e informações importantes: É um percurso fácil, com duração de cerca de 30 minutos, ideal para famílias. 

 

Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar_Rota das Bananeiras na Madalena do Mar

Lugares Secretos • Rota das Bananeiras
Foto©: Intertours

 

Miradouro Bica da Cana

O Miradouro da Bica da Cana, localizado nos Canhas, é um dos pontos mais altos da Ilha da Madeira.

De acesso fácil, proporciona uma vista imponente dos vales e serras da ilha, sem necessidade de longas caminhadas.

É, sem dúvida, um dos locais mais fotografados da ilha, graças à sua vista panorâmica de tirar o fôlego.

 

Localização: Canhas, Ponta do Sol

Dicas e informações importantes: Para além de levar a sua máquina fotográfica ou telemóvel para capturar momentos únicos, recomendamos vivamente que leve um casaco, pois este miradouro pode ser fresco devido à sua altitude.

 

Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira _ Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar _ Miradouro da Bica da Cana ©Francisco Correia

Lugares Secretos • Miradouro Bica da Cana
Foto©: Francisco Correia

 

Chão das Feiteiras

O Chão das Feiteiras, localizado no Ribeiro Frio, é uma área plana e muito verde, famosa pelas suas paisagens exuberantes e trilhos naturais.

É um local ideal para piqueniques, caminhadas e acampamentos, oferecendo aos visitantes um refúgio tranquilo em meio à natureza exuberante da ilha da Madeira.

Além disso, as muitas pastagens de ovelhas que se encontram na zona podem surpreender e encantar quem passeia pelo local.

 

Localização: Ribeiro Frio, Machico.

Dicas e informações importantes: O Chão das Feiteiras dispõe de várias áreas equipadas para merendas e piqueniques, incluindo conjuntos de mesas e bancos, fontanários, lareiras e espaços para colocar fogareiros próprios.

 

Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira _ Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar _ Chao das Feiteiras ©Henrique Seruca

Lugares Secretos • Chão das Feiteiras
Foto©: Henrique Seruca

 

Praia da Fajã do Cabo Girão

A Praia da Fajã do Cabo Girão, situada em Câmara de Lobos, destaca-se pela sua beleza natural e pelas águas limpas e cristalinas.

O acesso a esta praia é um pouco difícil, estando limitado a duas opções: de teleférico, o que pode não ser aconselhável para quem tem vertigens, ou de barco.

 

Localização: Quinta Grande, Câmara de Lobos.

Dicas e informações importantes: O Teleférico do Rancho funciona todos os dias nos seguintes horários: Domingo/Feriados – 09:00h às 19:00h; Segunda/Quarta/Sexta/Sábado – 08:00h às 19:00h; Terça/Quinta – 8:00h às 12:30h e das 14:00h às 19:00h.

 

Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira _ Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar _ Praia da Faja do Cabo Girao ©Ricardo Faria Paulino

Lugares Secretos • Fajã do Cabo Girão
Foto©: Ricardo Faria Paulino

 

Miradouro da Raposeira Especial Pôr do Sol na Ilha da Madeira (Lugares Secretos)

Localizado no Paul do Mar e de forma estratégica, o Miradouro da Raposeira oferece uma vista panorâmica ideal para contemplar a linha costeira ocidental da ilha da Madeira.

É um local muito frequentado por locais e visitantes que desejam observar o espetáculo do pôr do sol.

Este miradouro oferece vistas sobre o Paul do Mar, Prazeres, Jardim do Mar e Fajã da Ovelha.

 

Localização: Paul do Mar, Calheta.

Dicas e informações importantes: O Miradouro da Raposeira oferece uma das vistas mais privilegiadas para assistir ao pôr do sol na ilha da Madeira. Recomendamos levar uma mantinha e alguns snacks para aproveitar o momento da melhor forma possível.

 

Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira _ Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar _ Miradouro da Raposeira ©Simon Zino

Lugares Secretos • Miradouro da Raposeira
Foto©: Simon Zino

 

Miradouro do Ninho da Manta

O Miradouro do Ninho da Manta, localizado no início da vereda que liga o Pico do Areeiro ao Pico Ruivo, oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego sobre a cordilheira central madeirense.

A paisagem é dominada por formações rochosas que frequentemente se elevam acima das nuvens.

É também nesta área que ocorre a nidificação da Freira-da-Madeira (Pterodroma Madeira), uma espécie endémica que é muito significativa para nós e que inspirou profundamente o nosso novo branding.

 

Localização: Vereda do Areeiro, Funchal. 

Dicas e informações importantes: O Miradouro do Ninho da Manta é de fácil acesso e proporciona vistas deslumbrantes, especialmente ao amanhecer, quando a neblina envolve as montanhas e cria um cenário mágico e misterioso. Após apreciar esta vista magnífica, desafie-se a percorrer o trilho entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo, garantindo uma experiência inesquecível.

 

Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira _ Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar _ Miradouro do Ninho da Manta ©Francisco Correia

Lugares Secretos • Miradouro do Ninho da Manta
Foto©: Francisco Correia

 

Cascata da Garganta Funda

A Cascata da Garganta Funda, situada na Ponta do Pargo, é sem dúvida uma das mais deslumbrantes da ilha da Madeira.

Com uma grandiosa queda de água de aproximadamente 140 metros de altura, esta cascata revela a Natureza em todo o seu esplendor, deixando todos aqueles que a contemplam maravilhados com o cenário imponente.

 

Localização: Ponta do Pargo, Calheta.

Dicas e informações importantes: Para ver esta cascata é necessário percorrer um trajeto de 600m, aconselhamos o uso de roupa e calçado confortável.

 

Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira _ Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar _ Cascata da Garganta Funda ©Simon Zino

Lugares Secretos • Cascata da Garganta Funda
Foto©: Simon Zino

 

Miradouro do Véu da Noiva

A Cascata do Véu da Noiva, situada no Seixal, é uma das mais icónicas e fotografadas da ilha da Madeira. 

Esta impressionante queda de água, que se precipita pela encosta rumo ao mar, ganhou o seu nome pela altura e pelo fluxo abundante de água que lembram o romântico véu de um vestido de noiva, criando um cenário deslumbrante em contraste com a vegetação luxuriante ao seu redor.

Esta Cascata pode ser apreciada e fotografada a partir do Miradouro do Véu da Noiva.

 

Localização: Seixal, Porto Moniz.

Dicas e informações importantes: Ao planear a sua visita ao miradouro do Véu da Noiva, é importante considerar as condições climatéricas locais. 

A cascata proporciona experiências variadas ao longo do ano, refletindo-se no volume de água, o que pode resultar em fotos espetaculares e numa experiência ainda mais memorável, especialmente durante períodos de maior caudal.

Para quem deseja conhecer a beleza da zona oeste da ilha da Madeira, preparamos uma excursão de dia inteiro. Não perca esta oportunidade e explore connosco: Madeira | Volta à Ilha Oeste: Porto Moniz

 

Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira _ Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar _ Miradouro do Véu da Noiva ©Francisco Correia

Lugares Secretos • Miradouro do Véu da Noiva
Foto©: Francisco Correia

 

Fajã da Quebrada Nova • Calhau das Achadas da Cruz

Situado no concelho do Porto Moniz, a fajã da Quebrada Nova destaca-se pela sua beleza natural entre as montanhas imponentes e o mar vibrante do norte da ilha.

O Teleférico das Achadas da Cruz é a principal atração desta área, conectando as Achadas da Cruz à fajã da Quebrada Nova.

Chegando à fajã, os visitantes podem relaxar neste fantástico lugar secreto, na tranquila praia de calhau. No entanto, a verdadeira aventura reside na descida de teleférico, que proporciona vistas panorâmicas deslumbrantes do oceano Atlântico e do verde exuberante das montanhas circundantes.

 

Localização: Achadas da Cruz, Porto Moniz.

Dicas e informações importantes: A descida de teleférico não é aconselhada a pessoas que tenham acrofobia (medo de alturas). Se esse é o seu caso, opte pelo acesso a pé até ao Calhau das Achadas da Cruz através da Vereda do Calhau ou da Vereda da Ladeira. O teleférico funciona todos os dias, das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h (podendo o horário variar no verão).

 

Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira _ Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar _ Teleferico das Achadas da Cruz _ Faja da Quebrada Nova ©Tiago Machado

Lugares Secretos • Fajã da Quebrada Nova
Foto©: Tiago Machado

 

Estes são apenas alguns dos locais secretos que deve conhecer na Ilha da Madeira.

Cada um oferece uma experiência única e memorável, perfeita para explorar além dos pontos turísticos tradicionais e descobrir a verdadeira essência desta ilha paradisíaca.

Prepare-se para uma aventura inesquecível e deixe-se encantar pelos tesouros, bem escondidos ou não, da Ilha da Madeira!

 

Se ficou interessado em visitar um destes maravilhosos lugares secretos contacte-nos para reservas ou mais informações.

 

Clique aqui para explorar o nosso Pinterest: Pin • Explore Lugares Secretos na Ilha da Madeira | Os Tesouros Escondidos que Deve Visitar

 

Imagem de Capa ©: André Carvalho

You don't have permission to register