fbpx
logo

Latest Posts

Follow Us:

 (chamada para rede fixa nacional)

Top

Turismo cientifico… uma opção !

Uma outra possibilidade de roteiros turísticos que une a experiência de uma viagem com a investigação em busca do conhecimento cientifico.

Observar a realidade, sem destruir ou alterar o objeto de investigação, é a base para o sucesso. O turismo científico é realizado individualmente ou em pequenos grupos.

Pode ocorrer em locais com estrutura turística complexa ou na sua ausência, pois o principal objetivo é a aproximação com o objeto da investigação e não o conforto nem o lazer.

O conceito de viagens e expedições com fins científicos já acontece há séculos. Hoje, é uma atividade aberta também a amadores e envolve voluntariado e intercambio, atividades de campo, iniciativas como explorações e expedições e excursões para ampliar e aprofundar o conhecimento sobre, por exemplo:

  • Património histórico, cultural, arquitetónico e artístico
  • Património geológico
  • Observação astronómica, da natureza e do meio ambiente
  • Imersão em laboratórios

 

Arquipélago da Madeira

O arquipélago da Madeira possui uma diversidade natural rica tanto em geodiversidade como em biodiversidade, e que deve ser conhecida, conservada e preservada para as gerações atuais e vindouras.

Enquanto ilhas de origem vulcânica, o arquipélago da Madeira é um território que apresenta diferentes tipos rochosos, minerais, fósseis, estruturas vulcânicas e formas de relevo resultantes de uma complexa história de evolução geológica, ocorrida numa situação geográfica particular.

Alguns locais, os geossítios, definidos como os melhores para observar e compreender a geologia do arquipélago, são também as ocorrências que melhor documentam e testemunham a história geológica. Por essa razão, estes locais merecem ser preservados. 

Com 28 milhões de anos, as ilhas Selvagens são as nossas ilhas mais antigas.

Com 14 milhões de anos o Porto Santo.

Com apenas 7 milhões de anos, a ilha da Madeira é a mais jovem ilha do nosso arquipélago. 

O projeto de conservação do património geológico da Região,  visa valorizar o património natural, desenvolvendo e melhorando a oferta turística, propondo a inclusão destes locais na criação de circuitos e roteiros turísticos; e atraindo massa crítica, quer no domínio científico, quer no turístico.

Algumas são as atividades/projetos em, que o turismo cientifico, tem lugar.

 

 

 

 

You don't have permission to register