fbpx
logo

Latest Posts

Follow Us:

 (chamada para rede fixa nacional)

Top
Fanal-Madeira©DigitalTravelCouple

Dia Mundial do Meio Ambiente | 5 de Junho

 

Todos os anos, no dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Esta data é uma oportunidade para refletir sobre a importância da preservação ambiental e procurar soluções para os desafios que enfrentamos na atualidade. 

Ao celebrar esta data, devemos inspirar e mobilizar o mundo a tomar medidas concretas para enfrentar desafios ambientais, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, poluição e o esgotamento de recursos naturais.

 

Em 2023, o tema escolhido é “Combater a Poluição Plástica”.

 

A poluição plástica é um dos problemas ambientais mais urgentes que enfrentamos atualmente. 

Milhões de toneladas de plástico são produzidos todos os anos, e grande parte desse plástico acaba nos nossos oceanos, rios, florestas e cidades, poluindo o nosso planeta. Os impactos dessa poluição são devastadores para a vida marinha, para os ecossistemas terrestres e para a nossa própria saúde.

O plástico é um material altamente durável e a sua decomposição é extremamente lenta. Estima-se que até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos, se não tomarmos medidas urgentes para reverter essa tendência.

 

Felizmente, existem várias ações que podemos tomar para combater a poluição plástica e proteger o meio ambiente. 

 

1º- Reduzir a produção, a utilização e o consumo de plásticos descartáveis. Sacos plásticos, copos, garrafas e utensílios descartáveis são exemplos comuns de produtos que podemos substituir por alternativas mais sustentáveis, como sacos reutilizáveis, garrafas de vidro e talheres de metal.

 

2º- Reciclar também é fundamental na luta contra a poluição plástica. Ao separar corretamente os resíduos plásticos e encaminhá-los para a reciclagem, evitamos que esses materiais se acumulem nos aterros sanitários ou acabem nos ecossistemas naturais. Além disso, a reciclagem de plástico ajuda a economizar recursos naturais e reduz a necessidade de produção de novos plásticos.

 

3º-  Promover a conscientização e a educação sobre a poluição plástica. É fundamental que as pessoas entendam os impactos negativos do plástico no meio ambiente e na saúde humana. Campanhas de sensibilização e programas educacionais podem ajudar a mudar comportamentos e incentivar práticas mais sustentáveis.

 

Vamos todos fazer a nossa parte, o futuro do nosso planeta está nas nossas mãos!

 

#CombataAPoluiçãoPlástica #IntertoursSustentável

 

Foto © Fanal-Madeira©DigitalTravelCouple

 

You don't have permission to register