fbpx
logo

Latest Posts

Follow Us:

 (chamada para rede fixa nacional)

Top
Vibrantes Tradições do Dia de los Muertos Uma Celebração Única

Celebração Colorida e Vibrante: O Dia de Los Muertos no México

 

O México é um país rico em tradições culturais, e uma das festividades mais marcantes e cativantes é o “Dia de los Muertos” ou o Dia dos Mortos

Esta celebração, que ocorre anualmente no dia 2 de novembro, é uma homenagem emocionante aos entes queridos que já partiram deste mundo. 

Contrariamente ao que o nome pode sugerir, o Dia dos Mortos não é um momento de tristeza, mas sim uma festa alegre e muito colorida.

 

Tributo | Altares de Oferendas

Uma das tradições mais marcantes desta celebração é a montagem de altares em homenagem aos entes queridos falecidos. Estes altares, chamados de “ofrendas,” são cuidadosamente decorados com uma variedade de elementos simbólicos. Geralmente, incluem fotografias dos falecidos, velas, flores, incenso, comida e bebida favoritas dos que já partiram. O simbólico cravo-de-defunto, graças à sua cor e aroma, é um dos elementos mais representativos das oferendas e são particularmente importantes, pois acredita-se que guiam as almas dos mortos de volta ao mundo dos vivos.

 

Doçura e Beleza | Calaveras e Catrinas

Outros elementos icónicos do Dia dos Mortos são as calaveras e as catrinas. As calaveras de açúcar, são doces coloridos moldados em forma de caveira e muitas vezes decorados com o nome dos falecidos. As catrinas são representações elegantes e esqueléticas da morte, vestidas com roupas sofisticadas e muitas vezes usadas como máscaras ou trajes em desfiles e festividades.

 

Desfiles e Celebrações

Em várias regiões do México, o Dia dos Mortos é comemorado com desfiles coloridos e festivais animados.

Um dos mais famosos é o desfile na cidade de México, onde as ruas enchem de pessoas vestidas com trajes tradicionais e máscaras. Há música, dança, comida e bebida para celebrar a vida e honrar a memória dos falecidos.

 

Uma Celebração da Vida e da Morte

O Dia dos Mortos é verdadeiramente uma celebração única que combina elementos de diversas culturas e tradições. É uma oportunidade para as famílias mexicanas se reunirem, lembrarem e celebrarem a vida daqueles que já partiram.

Esta festividade destaca a profunda conexão que os mexicanos têm com a morte, não como algo a ser temido, mas como parte inevitável da jornada humana.

 

Saiba que este dia é muito mais do que um simples feriado, é uma celebração vibrante e emocionante da vida e da morte, uma experiência que todos deveriam vivenciar pelo menos uma vez na vida.

 

Se despertamos a sua curiosidade com este artigo, não perca mais tempo e viva esta enriquecedora experiência connosco!

Contacte-nos para marcar esta experiência para 2024!

 

Foto ©: RamonHernandeznaPexels

You don't have permission to register